terça-feira, 30 de agosto de 2011

NA APRENDIZAGEM: FILIPI FERNANDES - VASCO CABRAL- A LUTA É A MINHA PRIMAVERA

MEU ESCRITOR AFRICANO EM LÍNGUA PORTUGUESA: VASCO CABRAL (GUINÉ-BISSAU)


  Vasco Cabral nasceu em 1926, em Farim. E faleceu em Bissau em 24 de agosto de 2005. Estudou em Portugal, onde se formou em Ciências Economicas e Financeiras pela Universidade Técnica de Lisboa.
  Participou na luta pela independência da Guiné  e de Cabo Verde, tendo, após a independência, desempenhado vários cargos governativos.
  Foi fundador da União dos Escritores da Guiné-Bissau.
  Vasco Cabral começa a escrever poemas na prisão, em 1953, poemas que já depois da independência da sua pátria reunirá num volume que intitulou precisamente A Luta é a minha primavera




foto: Vasco Cabral


         A LUTA É A MINHA PRIMAVERA




   A luta
é a minha
primavera




sinfonia de vida
O grito estridente dos rios
A gargalhada das fontes.




O cantar das pedras
e das rochas
O suor das estrelas




A linha harmoniosa dum cisne!



Obs.: 
Geração sacrificada a um ideal, o cisne deste poema é a metáfora  de uma forma harmoniosa. Seja qual for a cor da sua pele, o cisne, símbolo de luz, representa o ideal de brancura e de graça do guerrilheiro no seu combate por uma causa nobre, a causa da libertação de um povo por um futuro de paz e no achamento de uma felicidade terrestre para cada homem, mulher e criança.


http://www.jornaldepoesia.jor.br/BLBLvascocabral01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário