sábado, 6 de outubro de 2012

NA APRENDIZAGEM: RODA LITERÁRIA - UNIVERSO SECRETO - TURMA 901/2012 - CIEP BRIZOLÃO 121-MARAMBAIA


Turma: 901/2012


PROPOSTA:    FAÇA UMA CRÍTICA LITERÁRIA SOBRE O CONTO QUE VOCÊ ESCOLHEU E LEU NA RODA LITERÁRIA - LIVRO "UNIVERSO SECRETO".( MÍNIMO: 8 LINHAS)








1- SUZANA ANDRADE DE SOUZA:


                                CRÍTICA LITERÁRIA


        O  objeto de estudo e leitura foi o gênero: conto- " A Máscara Espia", do livro Universo Secreto-Entre o Abismo e a Montanha, da escritora brasileira Vanda Lúcia da Costa Salles.
        O conto é bem interessante, pois a máscara espiava através do olho humano de uma mulher que ficava espiando a vida lá fora, até que em um certo dia se olhou no espelho e assustou-se com a imagem que viu e caiu ao chão, transformada num celacanto.


2-THAINE LIMA BERNARDO

                                   

       Eu gostei muito do conto que eu li, falava de uma professora que protestava contra o baixo salário dos professores. O nome dela era Canô. E ninguém imaginava que ela era uma pessoa com 103 anos. Eu particularmente gostei muito desse conto e aconselho aos meus colegas a lê-lo.
      Este conto se encontra no livro Universo Secreto- Entre o abismo e a montanha, na página 82, da escritora Vanda Lúcia da Costa Salles. É um livro que possui um conto mais lindo que o outro.


3- MAIKE MICHEL


     O objeto de estudo e leitura foi o conto do Canário Amarelo, do livro Universo Secreto-Entre o abismo e a montanha, da escritora brasileira Vanda Lúcia da Costa Salles.
     O conto narra a história de uma ave amarela de olhos esbugalhados e com um olho deformado que só vivia voando e brincando com sua outras espécies, não ligava para sua deformação visual. E essa ave encontra um poeta que ficou louco devido  as torturas sofridas, em uma época de ditadura.


4- FILIPE DA SILVA FERNANDES


    O objeto de estudo e leitura foi o gênero: conto- Universo Secreto, do livro Universo Secreto-Entre o abismo e a montanha, da escritora brasileira Vanda Lúcia da Costa Salles.
    A história narra sobre uma mulher que ganha uma criança dentro de uma caverna . Mais você lendo a respeito, fica sabendo que essa mulher faz desenhos rupestres nas paredes, daí que eu entendi que esses desenhos e essa criança representam o começo de um novo mundo, isto é, mais uma nova história de vida começando.


5- ISABEL BRAGA DE SOUSA E SILVA


                            CRÍTICA LITERÁRIA


    O objeto de estudo e leitura foi o gênero: Conto- "Da Aprendizagem", do livro Universo Secreto-Entre o abismo e a montanha, da escritora brasileira Vanda Lúcia da Costa Salles.
    O conto fala sobre uma menina que foi abusada por um rapaz e a mãe indignada foi a delegacia denunciar que com muita raiva cortou as partes íntimas do cara, fazendo justiça com as próprias mãos.


6-  PÂMELA BRUCE DE SOUZA


    O objetivo de estudo e leitura foi o gênero: Conto - "Do Amor", do livro Universo Secreto-Entre o abismo e a montanha, da escritora brasileira Vanda Lúcia da Costa Salles.
    O conto narra sobre uma moça que fala de amor. Um dia caminhando na praia de Copacabana, a moça conheceu um rapaz e começaram a conversar sobre o amor. Ali na praia sentaram na areia, conversaram e apaixonaram, um pelo outro, sem nem perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário