quinta-feira, 29 de maio de 2014

VALLERIA GURGEL(MINAS GERAIS) EM ENTREVISTA AOS ALUNOS DO CIEP 121-PROF. JOADÉLIO CODEÇO-MARAMBAIA



A ESCRITORA

 VALLERIA GURGEL


                   ENTREVISTA A ESCRITORA BRASILEIRA VALLÉRIA GURGEL, AOS ALUNOS DO CIEP 121- PROFESSOR JOADÉLIO CODEÇO- MARAMBAIA-SÃO GONÇALO-RJ

1-DIANA M. DE AQUINO (TURMA: 901/2014): a)  O que levou você a ser escritora/pesquisadora?
R:  O dia em que descobri que um escritor pode ser “ Um Deus” no que diz respeito ao poder de criar, de fazer e desfazer de realizar, de sonhar e o mais incrível de tudo, entrar dentro das casas, dos corações das pessoas, despertando a criação, o sonho, a fantasia, ajudando assim a transformar o mundo e ajudar a formar opinião, mantendo e cultivando a filosofia do pensar , do imaginar dos jovens que estão chegando!
Assim, ao perceber isso não parei mais de escrever! E como separar um escritor de um pesquisador??? Eles caminham lado a lado!!!

2- ARIANE B. MOTA DA SILVA (TURMA 901): a) Como você começou a fazer poesia?
R: Na verdade eu me descobri poetisa fazendo musica!!!  Não acreditava que sabia fazer poesia!!! Ate que com  15 anos fiz minha primeira composição musical !!!E vi o tanto que era poético aquilo ali!!! “E você”; Um samba canção que me inspirei em meu primeiro namorado!!! Estava apaixonada!! Alias um poeta sem paixão não pode existir!!! Por isso vivo apaixonada!!! Assim já dizia  o nosso poetinha!!!

3- JÉSSIKA LIANDRO DE SOUZA MELO (TURMA 901):
a)Sua vida sem poesia, como seria?
R: Simplesmente não viveria!!! A poesia, a literatura, a musica e a arte num todo para mim ‘e como um coquetel contra a depressão, o desafeto, o desamor, o rancor, a solidão, a tristeza, o ‘ócio, assim... Sinto-me imunizada!!!!! Tenho uma vacina naturalíssima que não tem contra indicação, um vicio saudável que recomendo a todos e que me mantem cheia de saúde, de vida e de prazer !!!

b) Quais poesias marcaram sua vida?  Por quê?
R: As minhas??? Ou a de outros poetas???
As de Vinicius  de Moraes sempre me tocaram a alma!
“De tudo ao meu amor serei atento...”
As minhas?
“Aos passos do amor” Que nasceu poesia e cresceu musica!

4- LAYLA MATTOS DE OLIVEIRA (TURMA 901):
a)      Por que escolheu a profissão que tem?
R: Eu digo que não escolhi minha profissão!!! Minha profissão me escolheu!! ‘E bem diferente!! Um artista, um escritor, um poeta, um musico, um compositor, não consegue ser outra coisa!!! Pode tentar, mas certamente no fundo será infeliz!!!

b)      Como a música entrou em sua vida?
R: Bem... Meu pai ‘e musico. Assim nasci nesse meio! Cantando com ele junto a um pianinho de brinquedo e ele com seu violão de seresteiro! Aprendi desde menina conhecer musicas de nossos ícones da nossa musica popular brasileira! Como Ataulfo Alves, Altemar Dutra, Noel Rosa, Aracy de Almeida. Maysa. Angela Maria, Elves Presley Nat King colle, Pixinguinha, Cartola, Tom Jobim, Roberto Carlos, a Jovem guarda, Ary Barroso, Carlos Jose e  ate Vicente Celestino!!! Imagina eu tão pequenininha e ouvia meu pai a tocar e cantar tudo isso! E confesso que eu gostava!! ASSIM MEU PAI INFLUENCIOU DEMAIS MEU GOSTO MUSICAL E DE TANTO OUVIR  ESSE BANQUETE MUSICAL POR TANTOS  ANOS ACaBEI ME TORNANDO UMA COMPOSITORA ECLETICA! Que compõe de tudo! Samba, bossa, bolero, tango, baladas, marchas rancho, fox, choro, choro canção, samba enredo, pop rock, salsa, musicas para crianças, enfim.. O que a inspiração mandar!


5- LISLANE DOS SANTOS ALVES VIEIRA (TURMA 901):
a)      Sobre o que gostaria de escrever como algo novo?
R: Bem... Estou sempre com 3 ou 4 livros na cabeça!!!
Mas sempre que viajo, volto com a mente fértil para semear mais uma obra! Provavelmente escreva  outro romance histórico! Escrevi o ultimo “ Amor de um sonho real , uma historia que a Baviera não contou” que esta chegando ai da editora. Agora talvez algo sobre a Colômbia ou o México! Dois países que tive o prazer de conhecer recentemente e que muito me encantaram! Assim, campo aberto para outro livro se Deus quiser!

6- MAICON DOUGLAS C. DE MELO (TURMA 901):
a)      Quantos livros você já fez?
R: Tenho 10 livros prontos! 4 editados

b)      b) E qual de seus livros você mais gosta?  Por quê?
R: Dificil falar qual mais gosto!! Porque para mim eles são como meus filhos!!! E uma mãe, um pai não sabe diferenciar de que filho mais gosta!!! Cada um tem sua particularidade, seu talento, suas qualidades e defeitos tal qual um livro! Cada um ‘e de um jeito! Fala de um determinado assunto e tem sua trama, seus personagens, suas historias proprias!! Mas...“ Onde rolam as cascatas” devido ser meu primogênito e gerado com muita luta e dificuldade penso que marcou a minha vida!
7- MAXSUEL HENRIQUE NERI DA SILVA (TURMA 901):
a)      O que te inspira a escrever ou  fazer uma pesquisa?
b)      Tudo ao meu redor! Às vezes uma cena trágica ou uma cena paradisíaca! Uma situação feliz uma infeliz! Um lugar onde estou uma pessoa que conheço... Tudo ‘e motivo para decidir pesquisar e consequentemente escrever e dai nascer um trabalho novo! Sempre brinco com minha filha: -Isso ta me cheirando um novo conto... Ou... Isso vai dar samba!!! E ela bem sabe que assim acontece comigo!! Há quem diz isso vai terminar em pizza!! Para mim tudo termina em contos, crônicas, poemas, frases, romances e musicas!!!


b)  Para você o que é poesia?
R: ‘Eu tenho uma frase minha, que vai responder sua pergunta!
“ A poesia ‘e a oração do poeta que encanta a alma de Deus”

8- DAVISON DOS SANTOS (TURMA 901):
 a) Como você se sente quando termina de escrever uma poesia
R: Como se eu tivesse acabado de fazer xixi!! Depois de estar muito apertada para usar um banheiro!!!
b) Você já escreveu uma poesia sobre a sua família?

R: Várias!! Para meu pai, minha mae, tios, filha e esposo.,

c) Você já tentou fazer um filme com a sua poesia?
R: Fiz um roteiro de adaptação para o cinema de meu livro “ Onde rolam as cascatas”
Quem sabe ainda vaio virar um longa metragem?? Tomara!!! Esse ;e mais um dos meus audaciosos sonhos!!!

9- MATHEUS LOBO GOMES LEITE (TURMA 901):
a)      Qual foi um dos seus primeiros poemas que a senhora ficou mais emocionada?

R: O que fiz para meu pai!

10) THAMIRES SOARES DE SOUZA(TURMA 901):
 a) O que procura expressar quando escreve esses seus livros?
R: Bem... Primeiro um conhecimento. Porque jamais devemos ocupar o tempo e a mente das pessoas com coisas fúteis! Assim penso eu. Depois os meus  sentimentos embutidos ali! Em algum personagem sempre o leitor vai encontrar um pouco de mim!  Seja de melhor ou de pior de mim!!! Porque eu crio os personagens as vezes meio a minha imagem e semelhança! Mas aos poucos eles vão criando personalidades próprias e ai, eu já não mais tenho controle sobre eles ! E eles tomam posse da historia! E de suas vidas!!!
c)      Pensa em viver algo novo?
R: Sim!!! Sempre que escrevo, acabo por vivenciar junto com meus personagens o que eles vivem!! As alegrias, as tristezas, os problemas... E isso ‘e muito gratificante! Assim a cada obra é como se ganhasse uma outra vida!! Vivo varias vidas em uma so através de minhas obras e de meus personagens!
11) JULIO CESAR DA ROCHA PACHECO (TURMA 901):
a) Você era sempre determinada a conseguir o que queria?
R: sim! Sempre fui. Desde menina, com apenas  11 anos de idade, quando comecei a escrever esse livro “ Onde rolam as cascatas”  e mesmo a obra manuscrita em um caderno, eu dizia e afirmava ser uma escritora! E mesmo se duvidassem de mim ou zombassem de mim eu não ligava não! Porque sabia que meu sonho iria se concretizar!!!

b)      Alguém já zombou de você pelos seus sonhos de Escritora?
R: Demais!!! Mas eu nunca liguei nem sequer desanimei. Porque sempre tive a certeza dentro de mim que meu dia ia chegar! Como vem acontecendo. Aos poucos conquistando os leitores, os alunos, as escolas, os professores, as cidades, os países, assim caminha um livro pelo mundo e pelos séculos!!!

12- JHONNATA HENRIQUE (TURMA 901):
a)      Qual é o seu modo de mostrar o seu poema para o mundo?
R: Mostro com ternura, simplicidade e  emoção. As vezes o leio, declamo as vezes o recito, as vezes o canto as vezes conto a historia de como nasceu aquele poema, as vezes o enceno porque as vezes o próprio poema me inspira a fazer uma musica um conto uma adaptação para o teatro ... E sempre com muito amor!!!!
13- LIVIA SÁ LIMA (TURMA 901):
a)      Como você descobriu esse dom de escritor(a)?
R: Bem.... Quem descobriu foi minha mae!
Quando comecei a escrever o livro “ Onde rolam as cascatas” eu havia escrito mais de 30 folhas num  caderno e li para minha mãe! Disse a ela que era uma redação. E ela sorrindo me disse:
- Filha!!! Mas isso que esta escrevendo ‘e um livro!!!
14- NATHAN DA SILVA DOS SANTOS (TURMA 901):
a)      Qual livro mexeu mais com o seu coração?
b)      Meu???
R: Amor de um sonho real... Uma historia que a Baviera não contou.
De outro autor?
R: A Cabana
c)      Qual dos seus livros demorou mais para ser criado? Por quê?
R: O primeiro. “ Onde rolam as cascatas” Porque eu era uma menina de 11 anos! Não tinha experiência nenhuma e nem livros para pesquisas nem aceso a bibliotecas, visto que vivi em uma cidadezinha muito pobre do interior das Minas Gerais. Tampouco o Doutor Google!!! Meu pai um humilde carpinteiro e minha mãe uma dona de casa. Assim eles não podiam me passar nada além de amor e acreditar que eu era capaz! Assim foi uma aventura assim como a dos dois garotos que caíram na Foz das cataratas de Iguaçu!!!

15- IRANILSON L. G. LEITE ( TURMA 901):
a)      Qual foi a sua reação quando no início da carreira seus poemas começaram a ser reconhecido?
R: Eu me senti muito honrada e mais segura  de que estava me tornando a cada dia uma poetisa. Pois um poeta se faz a cada dia! Ele nunca esta pronto! Mas não tive esse reconhecimento no inicio de minha carreira!!!
b)      E como foi a publicação do primeiro livro?  Teve algum problema na publicação?
R: sim. Quase todo escritor tem uma trágica historia para contar de sua primeira edição! Infelizmente sempre há pessoas espertas a querer nos golpear por nossa inexperiência e desespero de ver a obra pronta! Mas não devemos desistir jamais!
16- GABRIEL DA SILVA (TURMA 901):
a)      Qual das sua obras, a senhora acha que impactou a sua vida?
R: Amor de um sonho real... Uma historia que a Baviera não contou. Porque narro a vida real de um rei que também como eu era um sonhador e um artista! Mas era perseguido e taxado de louco ate por seus familiares e amigos!!!!
17-TAUANE EMÍLIA DE SOUZA JACÓ(TURMA 901):
a)      Qual é o seu poeta preferido?
R: Mario Quintana
18- AMANDA DA SILVA FARIA (TURMA 901):
a)      Como  você  vê a Literatura no Brasil?  Por quê?
R: Rica. Fabulosa.Porque é  eclética e respeitada no mundo inteiro!
21- RHUAN NEVES DA SILVA (TURMA 902):
a)      Você gosta do lugar que escolheu para morar? Ele já lhe inspirou um poema?
R: Sim. Amo minha cidade, meu estado de  Minas Gerais, meu pais, Brasil!  Já fiz poema, musica e  diversos contos e livros  inspirada em minha terra!
b)      Qual é o nome do seu primeiro livro?  E sobre o que trata?
R: “ Onde rolam as cascatas”
Trata-se de um romance/ ficção. Que se passa dentro de um mundo grego, místico, ficticio e paradisíaco descoberto dentro/ por debaixo das Cataratas de Iguaçu no estado do Paraná  ao  sul do Brasil.
22- STEFANIE FERNANDES GUEDES (TURMA 901):
a)      Como você se sente em ser escritora?  Em coordenar edição de livros?  Ser poeta e escrever livro é muito difícil?
R: sinto-me muito feliz!  Mas ‘e uma missão. Temos que ter consciência disso. Não fazemos por dinheiro ou por interesse de virar celebridade! Um escritor raramente se tornara rico e famoso. Porque para ele o que vale ‘e a sua  obra. Vai o escritor, fica a obra. Ou seja, o escritor ‘e imortal por sua obra! E  isso não há quem pague, não tem preço!
b)      O que você pensa sobre a questão de gênero, isto é, a violência contra a mulher?
R: Um absurdo. Que em pleno século XXI ainda tenhamos que viver a discriminação racial, religiosa, sócio econômica,  de gênero e tantas outras!
23- THAIS DA SILVA (TURMA 901):
a)      Com quantos anos você escreveu o seu primeiro livro ou poema?
R: Meu primeiro livro com onze anos. Meu primeiro poema com doze. Minha primeira musica com quinze. Mas comecei a tocar um pianinho aos quatro anos e violão aos nove anos.
25- WALLACE  LUCAS DE S. FIGUEIREDO (TURMA 901):
a)      Já teve alguém que você amou muito e quis escrever sobre ele?
R:Sim! Meu tio Orane Zunzarrem. O tio que qualquer criança gostaria de ter!! E eu tive!!!
26- MATHEUS FONSECA (TURMA 607-CMIBO):
a)      A minha pergunta é, o que você pensa sobre o Feminicídio?
R:   Terrível. Trágico. Algo inadmissível!!!
b)      O que você pensa sobre os  escritores brasileiros?  Por quê?
R: Penso que os escritores brasileiros possuem uma vasta inspiração por nossa própria cultura rica e miscigenada pelos índios negros africanos e portugueses! E que isso nos levou a conquistar temas de romances conhecidos no mundo inteiro. Adaptados para o cinema o teatro, as telenovelas. Os poemas que se tornaram celebres e traduzidos para vários idiomas, assim, somos uma gama de escritores competentes e sensíveis! Uma pena que muitos so foram ou serão reconhecidos após morrerem!
c)      O que representa ou representou para a senhora participar do XI ENCONTRO DE ESCRITORAS -2014-HOMENAGEM A CECÍLIA MEIRELES, EM BRASÍLIA
R: Para mim uma oportunidade única!
Primeiro por se tratar de um encontro que homenageou nossa grande poetisa Cecilia Meirelles que tão logo a li quando menina, me encantei!
Depois por ser em Brasília a capital de nosso Brasil!
Depois a oportunidade de conhecer pessoas que jamais esquecerei como Nazareth Tunholi, Meireluce, Vanda Salles, Debora Lembi, Malu Otero, Cleia Paixão,escritoras brasileiras e  Fatima Langa e Marcia Santos  de Mocambique, Adela Figueroa, de Galicia e Luz Argentina Chiriboga, do Equador, além de  tantas outras amigas escritoras que passaram a fazer parte de minha trajetória de vida, as  queridas e estimadas amigas de profissão.
27)  VANDA LÚCIA DA COSTA SALLES (Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual): Querida escritora VALÉRIA GURGEL, desde já, em nome de todo o CIEP BRIZOLÃO 121-  -MARAMBAIA-SÃO GONÇALO, o nosso agradecimento: muitíssimo OBRIGADA!
a) A pergunta é:Qual a importância da Mulher Escritora e/ou Musicista nesse Século XXI?  Por quê?
R:  A mulher escritora / musicista tem por missão:
Educar, lapidar o dom e despertar formadores de opiniões.
Dar o recado ao mundo!
Soltar o grito de liberdade!
Levantar a bandeira de paz!
Incentivar novos leitores, escritores, despertar, promover e influenciar o gosto e a aptidão musical.
Preservar e honrar a cultura e a historia de nossa nação.
Porque?
Deixo aqui mais um pensamento meu!
 A mulher tem:
No ventre o dom da vida
No seio o alimento
Nas mãos a capacidade  de  esculpir  e lapidar  o dom para  transformar o mundo!!!
Deixo aqui o meu afetuoso abraço a PROFESSORA  dessa instituição de ensino VANDA SALLES   e ao CIEP 121-  PROFESSOR JOADÉLIO CODEÇO e o  meu  agradecimento pela oportunidade de participar dessa entrevista junto aos alunos dessa escola, podendo assim contribuir um pouco com os estudos e  o interesse dos alunos em conhecer a vida, o pensamento e a obra de um escritor!!
Valleria Gurgel
Itabirito 28 de maio de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário